Estou fazendo um trabalho para o seminário de História sobre o analfabetismo no Brasil, e acabei tendo a seguinte conclusão sobre a inserção da EaD para que todos tenham o direito de entrar para a vida escolar mesmo que seja à distância. Não sei bem se foi conclusão ou se foi mais uma questão a ser decifrada: Como é que desde a chegada dos jesuítas, que vieram ao Brasil para catequizar os índios e ensinarem os filhos da classe nobre, e a educação teve vários períodos e processos de ajustes e ainda hoje o índice de analfabetismo é alarmante? Se nem conseguiram dar jeito na educação, como conseguirão ensinar as pessoas por este meio de comunicação? Tenho várias questões a serem respondidas, talvez por eu também não entender como isso será possível, espero que tenham êxito, torço por idéias novas, talvez um dia eu invente uma.
Olá Vanessa!
ResponderExcluirInteressante seus questionamentos...
Na realidade a EaD veio para tentar ampliar as oportunidades de formação a uma população que não conseguiu encontrar oportunidades numa formação tradicional ou mesmo adiou essa formação.
Ex.: Pessoas que moram em localidades de difícil acesso.
Ex2.:Pessoas que começaram a trabalhar muito cedo e deixaram os estudos para um 2º plano.
Ex3.: Quantas pessoas não se formaram por correspondência, rádio, TV (telecurso...)?
A respeito da História da Educação no Brasil, ela é realmente complexa. Na realidade acredito que os governantes desde o princípio, quiseram manter essa divisão de formação... para quem fazia parte da elite e para quem não fazia. Tanto é, que nossa educação é dividida assim até hoje. Quem tem dinheiro coloca seu filho numa escola particular, quem não tem... tem que recorrer a uma escola pública no qual nem sempre encontra vaga. Aí eu pergunto... A educação não deveria ser para todos?
Abraços, Jacque