sexta-feira, 7 de maio de 2010

Estou fazendo um trabalho para o seminário de História sobre o analfabetismo no Brasil, e acabei tendo a seguinte conclusão sobre a inserção da EaD para que todos tenham o direito de entrar para a vida escolar mesmo que seja à distância. Não sei bem se foi conclusão ou se foi mais uma questão a ser decifrada: Como é que desde a chegada dos jesuítas, que vieram ao Brasil para catequizar os índios e ensinarem os filhos da classe nobre, e a educação teve vários períodos e processos de ajustes e ainda hoje o índice de analfabetismo é alarmante? Se nem conseguiram dar jeito na educação, como conseguirão ensinar as pessoas por este meio de comunicação? Tenho várias questões a serem respondidas, talvez por eu também não entender como isso será possível, espero que tenham êxito, torço por idéias novas, talvez um dia eu invente uma.

Um comentário:

  1. Olá Vanessa!
    Interessante seus questionamentos...
    Na realidade a EaD veio para tentar ampliar as oportunidades de formação a uma população que não conseguiu encontrar oportunidades numa formação tradicional ou mesmo adiou essa formação.
    Ex.: Pessoas que moram em localidades de difícil acesso.
    Ex2.:Pessoas que começaram a trabalhar muito cedo e deixaram os estudos para um 2º plano.
    Ex3.: Quantas pessoas não se formaram por correspondência, rádio, TV (telecurso...)?

    A respeito da História da Educação no Brasil, ela é realmente complexa. Na realidade acredito que os governantes desde o princípio, quiseram manter essa divisão de formação... para quem fazia parte da elite e para quem não fazia. Tanto é, que nossa educação é dividida assim até hoje. Quem tem dinheiro coloca seu filho numa escola particular, quem não tem... tem que recorrer a uma escola pública no qual nem sempre encontra vaga. Aí eu pergunto... A educação não deveria ser para todos?

    Abraços, Jacque

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