terça-feira, 1 de junho de 2010

Publicidade como transformação social

Tal colagem faz parte de um conjunto de imagens que foram expostas em uma apresentação sobre publicidade, para que fosse elaborada uma análise crítica das mesmas.
São figuras apeltivas, nos fazendo refletir sobre questões como a violência contra os animais, os acidentes de trânsito, as agressões verbais e também físicas contra a mulher, problemas que o uso do cigarro causa, anorexia, e a questão do meio ambiente. São imagens que praticamente falam por si só, com mensagens  claras das informações que pretendem transmitir.
São problemas do nosso cotidiano, e que foram expostos a fim de chamar a atenção da sociedade para a gravidade de tais atos, sendo uma forma de concientizar a população sobre tais questões. Esse tipo de publicidade é de fundamental importância na transformação social, sendo uma forma de educar a população de forma impactante, deixando uma mensagem de urgência dessa transformação, pois são questões alarmantes no mundo. Um exemplo recente dessa transformação são os animais em circo, que até pouco tempo atrás não se levava em conta os grandes problemas sofridos pelos animais nesse ambiente, hoje temos movimentos contra esses abusos, e a mídia contribui muito para a concientização da população sobre o tema, emails são enviados falando sobre o assunto, no orkut existem várias comunidades relacionadas à questão dos maus tratos sofridos por esses animais, reportagens foram feitas, e hoje a população está bem mais esclarecida sobre a questão, mas é claro que é um processo lento esse tipo de tranformação, muitas pessoas ainda não enxergam a gravidade de pequenos atos, como por exemplo, o fato de comprar um ingresso de um circo que tenha em seus espetáculos os animais... mas estamos em um processo de tranformação, lento, mas de grande significância para as gerações futuras.
Então esse ferramenta de mensagem é uma forma de fazer uma transformação social, de modo abrangente, mostrando a gritante importância da mudança cultural de um povo , e da mudança individual, para a construção ou reconstrução de uma forma de vida mais digna e segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário