quinta-feira, 22 de abril de 2010

O que é educação a distância?

Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.

Na expressão "ensino a distância" a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). Preferimos a palavra "educação" que é mais abrangente, embora nenhuma das expressões seja perfeitamente adequada.

Hoje temos a educação presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação a distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional. A semi-presencial acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.

MORAN, Jose Manuel. O que é educação a distância. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em: 22 abr. 2010

3 comentários:

  1. Olá Vanessa!

    Vamos por partes... Para dar um ponta pé inicial em seu blog vejo que foi uma boa iniciativa, mas vou lhe instigar mais... Tente ao pesquisar escrever mais sobre o que compreendestes do(s) texto(s) e procure exercitar o ato da escrita pessoal, exercitar sua autoria.
    Os autores pesquisadores você deve procurar apenas fazer pequenas citações, diretas ou indiretas no intuito de enriquecer e nortear seu texto.
    Vamos lá, você consegue.

    Abraços, Jacqueline

    ResponderExcluir
  2. Quero lançar um desafio...
    Queria saber o que você compreendeu sobre ensino e educação a distância? O que diferencia um termo do outro?

    Abraços, Jacque

    ResponderExcluir